Bob’s, Burger King e Mc Donald’s recebem recomendação do MPF

Bob’s, Burger King e Mc Donald’s recebem recomendação do MPF

No dia 3 de março, o Ministério Público Federal encaminhou às redes de fast food Bob’s, Burger King e Mc Donald’s recomendação para suspender as promoções que associam brinquedos colecionáveis ao consumo dos alimentos vendidos nas lanchonetes.

Este é o resultado de uma representação do Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, encaminhada ao MPF em maio de 2008 contra Bob’s e Burger King. Apesar de apenas as duas empresas terem sido denunciadas na ocasião, o procurador de justiça Marcio Schusterchitz da Silva Araujo também incluiu as lojas da rede Mc Donald’s.

Em documento oficial, o MPF justifica a inclusão do Mc Donald’s – que vende os brinquedos separadamente – pela associação, mesmo que indireta, aos lanches, promovendo hábitos alimentares não saudáveis.  Para a promotoria responsável pelo caso, os brinquedos inspirados em personagens infantis atraem crianças e acabam sendo a razão determinante para a compra dos alimentos com altas quantidades de açúcar, gorduras e sódio.

A recomendação ainda ressalta que as crianças não têm pleno conhecimento do caráter persuasivo dessas promoções e que o fato de os brinquedos serem colecionáveis induz ao consumo excessivo.

No texto, Marcio Schusterchitz chama a atenção para a necessidade de as práticas comerciais atenderem não só o direito do consumidor como também garantir a proteção dos direitos das crianças.

Fonte: Instituto Alana

Cadastre-se e receba boletins informativos com notícias e decisões de seu interesse.

Nome

E-mail